VI Foto Síntese tem início nesta segunda-feira (14); confira programação completa

Tema é Sertão Revisitado.




IMAGEM | DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira (14), tem início a sexta edição do Foto Síntese, evento realizado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) e do curso de Jornalismo da Instituição. Esse ano, o encontro acontecerá de forma totalmente online, devido a pandemia de Covid-19, em três dias marcados por mesas no Youtube da PROCULT, oficina e roda no Google Meet e live no Instagram @foto.sintese_ufca. As inscrições estão abertas e você pode realizar a sua clicando AQUI.

Com o tema Sertão (re)visitado, o Foto Síntese deste ano refletirá sobre a potência e pluralidade das visualidades do sertão, em especial a fotografia. Sempre com fotógrafos(as) e pesquisadores(as) renomados, o evento já se consolidou como um dos momentos mais importantes para os apaixonados e estudiosos da imagem no Cariri. Alguns temas já revisitados em edições anteriores foram Imagens Decoloniais (2019), Fotografia em Trânsito (2017), Experiência e Memória (2016) e Visualidades, Inspirações e Vivências (2015).

O Doutor em Estudos da Mídia, Docente da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e ex-professor da UFCA, Kleyton Jorge Canuto, que participará do evento como palestrante, diz que “é importante poder voltar a ter contato e poder discutir coisas tão bacanas, como é o evento do Foto Síntese, por conta de conseguir trazer as discussões da imagem e audiovisualidades, dentro deste contexto regional, e trocar essas experiências, bastante proveitosas para os alunos e para nós também, enquanto palestrantes”.

Confira a programação completa:

VI Foto Síntese

Imagens do sertão: visualidades plurais

DIA 14/09/20

15h às 17h – Mesa 1: Fotografia de sertão: entre luz e sombras

A mesa convida fotógrafas(os) a apresentar seus trabalhos e discutir, a partir das suas experiências e perspectivas, os desafios e seus ‘resultados’ em fotografar o sertão.

Convidados(as): Juliana Leitão (PE), Samuel Macedo (CE), Sergio Carvalho (PI).

Mediação: Ricardo Salmito (PE).

19h às 20h – Live: Encontro de Sertões, com Rubens Venâncio (CE) e Nilmar Lage (MG), no Instagram @foto.sintese_ufca.

O sertão cearense encontra-se com o sertão mineiro em um debate sobre a produção visual nesses lugares a partir da fotografia.

DIA 15/09/20

15h às 18h – Oficina: Construção de imagens e imaginários de Sertão

Convidados(as): Adriana Botelho (CE), Manoel Deisson (CE), Márcio Santos (CE).

Conversa sobre os imaginários do sertão advindos dos artefatos, a partir de 3 exemplos oriundos da região do Cariri:

  • A fotopintura e ilustrações digitais através da produção de Telma Saraiva e de designers e ilustradores contemporâneos;
  • Os artigos do couro a partir de Espedito Seleiro e demais artesãos da região e a relação com o mercado no sertão contemporâneo;
  • Os artefatos de metal a partir da produção cuteleira do Cariri e seus aspectos simbólicos na construção do estereótipo sertanejo.

ATENÇÃO! Material solicitado aos participantes: se possível trazer uma ou duas imagens de fotopinturas, podendo ser imagem familiar do próprio participante que se possa saber do(a)s retratado(a)s.

19h às 21h – Mesa 2: Sertão de visualidades plurais

A mesa tem como objetivo debater o sertão a partir da contemporaneidade de suas visualidades.

Convidados(as): Ana Lira (PE), Aglaíze Damasceno (AC), Alexandre Barbalho (CE).

Mediação: Adriana Botelho (CE).

DIA 16/09/20

15h às 17h – Mesa 3: Sertão de cinema

O encontro propõe debater o sertão a partir das imagens audiovisuais produzidas/realizadas no interior do Nordeste, além de discutir as propostas de crítica e reflexão sobre tais obras.

Convidados(as): Rodrigo Capistrano (CE), Kleyton Canuto (PB), Corte Seco – Revista de Audiovisual (CE).

Mediação: Ythallo Rodrigues (CE).

19h às 21h – Roda de conversa com mulheres: fotografia e visualidades plurais

A roda convida mulheres artistas e pesquisadoras da fotografia e artes visuais para discutirem sobre seus trabalhos e sua atuação no meio artístico contemporâneo.

Convidadas: Cléo do Vale (CE), Lícia Maia (CE), Kelsma Gomes (PI).

Mediação: Emanoella Callou (CE).

Para mais informações, consulte o Instagram do evento clicando AQUI. Participe! Vambora revisitar o Sertão!

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Paulo Rossi
Carregar Mais Em Coluna do Paulo Rossi

Sobre Paulo Rossi

Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Amante, principalmente da 'dúvida'. Existencialista. Sonhador. Louco.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!