Pequi: do amor ao ódio, receitas especiais com o fruto que se prepara para ir embora

Calma! O pequi não vai acabar para sempre. É que as próximas semanas trazem as últimas colheitas da temporada.




FOTO: REPRODUÇÃO/CORREIO BRASILIENSE

Mais ou menos em Novembro nós já começamos a encontrá-lo nas feiras, sendo vendido de todas as formas possíveis e principalmente recém caído do pé, ainda com a casca. Durante a safra, esse fruto vai sendo preparado para produção de diversos insumos, como  óleos, molhos, geleias, polpas, temperos e etc, além dos milhares de pequis congelados para uso durante os próximos meses. 

Agora, o que esse fruto tem de tão especial? Além do sabor intenso, o pequi tem dezenas de benefícios à saúde. Cheio de nutrientes, vitaminas, fibras e gorduras saudáveis, o Pequi ainda foi citado em diversos estudos como um alimento que diminui os radicais livres, podendo inclusive ser preventivo para conter os riscos de câncer. Fora o fruto em si, a sua castanha que geralmente é usada para fabricação de óleos, auxilia em tratamentos respiratórios, enquanto as folhas da árvore podem ser um remédio eficaz na desintoxicação do fígado. 

Bom, depois de tudo isso não restam dúvidas que o pequi é mesmo um verdadeiro reizinho, né? E pra fechar com chave de ouro, ele ainda pode render alguns pratos excepcionalmente saborosos. Para te ajudar a sair da caixa e vê-lo com outros olhos, separei algumas receitas que com certeza vão fazer sucesso na sua casa. Aproveite esse finalzinho de safra para comer bem!

Pequizada Cearense 

Quem já ouviu falar de pequi, também já ouviu falar de pequizada! Esse prato de sabor super marcante leva poucos ingredientes e geralmente vira acompanhamentos nas mesas das famílias brasileiras. Temos opções mais cremosas e outras mais líquidas, mais caldosas, mas todas têm em comum uma grande quantidade de caroços do fruto.  Essa receita de Pequizada Cearense por aqui é um dos privilégios de ter professoras excelentes  no meu curso de gastronomia. Não me deixam na mão jamais! 

FOTO: REPRODUÇÃO/ Synara Xenofonte/Suziane Alves

Ingredientes:

  • 04 caroços de pequi
  • 600 ml de leite integral
  • 200 ml de creme de leite 
  • 50g de manteiga da terra
  • sal à gosto

Modo de preparo:

Junte numa panela: os pequis, o leite, a manteiga e o sal. Em fogo baixo deixe os pequis cozinharem, mexendo de vez em quando para que fique cremoso. Quando estiverem cozidos, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Lembre-se de ajustar o sal. 

Depois é só servir como você preferir. Na foto, a sugestão de acompanhamento é carne de sol e farofa de castanha de caju. 

Maionese de Pequi 

Foto: REPRODUÇÃO/SEM MEDIDA

Quem é vivo, gosta de maionese! E essa receita traz um toque todo especial da estrela desse post! Mais uma das formas de como usar o pequi a longo prazo, com seus extratos, azeites e óleos. Então vamos lá:

Ingredientes

  • ½ limão pequeno 
  • 02 gemas de ovo
  • 260 ml de Óleo
  • 02 colheres de sopa de Polpa de pequi concentrada
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

No liquidificador bata as gemas, a polpa concentrada do pequi, o limão, o sal e a pimenta. Depois de virar uma mistura bem homogênea, comece a colocar o óleo em fios, lentamente, com liquidificador batendo sempre. Você irá perceber que a mistura vai começar a encorpar e sua maionese estará pronta. Caso ela continue líquida, significa que o preparo foi feito de forma errada e você vai precisar tentar novamente. 

Galinha caipira com pequi 

FOTO: REPRODUÇÃO/COZINHA DA MATILDE

Galinha caipira é uma das preparações que costumam fazer sucesso nos nossos pratos. Nessa receita, ela vem acompanhada de muitas ervas aromáticas e de alguns pequis, para dar um gostinho ainda mais característico e peculiar. Nessa receita você vai ficar com água na boca durante toda a preparação. 

Ingredientes: 

  • 01 Galinha Caipira 
  • 01 cebola cortada em cubos pequenos 
  • 04 dentes de alho bem picados 
  • 08 tomates bem maduros cortados em meia lua 
  • 15 caroços de pequi 
  • 02 folhas de louro 
  • Pimenta de cheiro à gosto 
  • Sal à gosto 
  • Coentro à gosto
  • Azeite 

Modo de preparo: 

Refogue a cebola no azeite até que fiquem translúcidas, em seguida acrescente o alho. Depois coloque os pedaços da galinha e refogue bem. Em seguida, acrescente o louro, a pimenta, o sal e o coentro. Acrescente água até cobrir a mistura. Você pode escolher uma panela normal para essa preparação e ir adicionando água sempre que necessário, ou colocar em uma panela de pressão para o cozimento mais acelerado.

Cozinhe por aproximadamente 25 minutos na panela de pressão, ou até que você veja que a carne já está macia. Em seguida, sem levar a pressão, acrescente os pequis e os tomates e deixe cozinhar em fogo baixo até que os pequis estejam cozidos. Agora é só servir. 

Além dessas receitas, o pequi sempre vai bem no feijão, no baião, no arroz  e mais em um monte de canto! Existem inclusive algumas receitas de doces e pães feitos a base de pequi que estão ganhando o mundo e fazendo sucesso. No fim, entre amor e ódio, acho que os fãs do pequi acabam falando mais alto. 

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Anelize Alencar
  • Coluna Literária Colunas

    Henriqueta: Uma Galeno em destaque

    Nascida em 23 de fevereiro de 1887, Henriqueta Galeno, escritora, poetisa, educadora e ensaísta contribuiu de forma decisiva para que as mulheres tivessem voz nas letras cearenses.
  • Bolsonaro fala ao microfone, o equipamento está em um pedestal e ele usa terno preto
    Colunas Paulo Junior

    A campanha bolsonarista para 2022 já começou

    A troca no comando da Petrobras indica que Bolsonaro irá usar de todas as armas possíveis para assegurar seu passe até a próxima eleição presidencial. O chefe do executivo federal usa de discursos populistas para justificar seus arroubos e incoerências.
  • Coluna Júridica Colunas

    Empregados podem ser demitidos por justa causa, caso se recusem a tomar a vacina da Covid-19

    O MPT orienta no sentido que a empresa invista em conscientização e informação dos funcionários acerca da imunização contra o Coronavírus, e que a negação de se vacinar de forma injustificada não pode comprometer ou colocar em risco a saúde dos demais funcionários.
  • Coluna Literária Colunas

    Um brinde à Tony Morrison

    Tony Morrison, primeira mulher negra a ser agraciada com o Nobel de Literatura, é uma escritora com uma linguagem forte e fluída, cuja obra traduzida para vários países é pura potência: onze romances, cinco livros infantis, oito obras de não ficção, contos e peças de teatro.
  • Doria e Edurado Leite usam ternos e estão em uma coletiva de imprensa. Eles sorriem.
    Colunas Paulo Junior

    Doria, Eduardo Leite e a cisão do PSDB

    Vivendo mais um ciclo de crises e rachaduras, o PSDB encontra-se duramente cindido. No contexto atual, a legenda pouco lembra a relevância de tempos passados. Em jantar recente, oferecido por João Doria, escancarou-se a debacle do partido e os desejos ansiosos de alguns nomes. No meio de tudo, Eduardo Leite ganhou espaço.
  • Coluna do Alexandre Lucas Colunas

    Não me chama de graça: Pandemia, carnaval e economia

    O carnaval, mas que a festa de “valer a carne” agrega uma cadeia produtiva que movimenta a economia do setor cultural e suas variantes, fortalece identidades e diversidades culturais, congrega pessoas, frutifica empreendimentos e organizações comunitárias.
Carregar Mais Em Colunas

Sobre Anelize Alencar

Estudante de gastronomia, confeiteira e influencer. Apaixonada por boa comida e boas histórias, sempre com o pé na estrada e o coração no mundo.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.