NORDESTINADOS A LER: BLOG LITERÁRIO

NORDESTINADOS A LER: BLOG LITERÁRIO é uma ferramenta que se propõe a divulgar a Cultura Literária Nordestina com ênfase na produção literária feminina.




Coluna Literária, Colunas

NORDESTINADOS A LER: BLOG LITERÁRIO, idealizado pela professora Luciana Bessa, é um projeto interdisciplinar, dialógico e interativo –  cadastrado na Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), da Universidade Federal do Cariri (UFCA) –  com vistas na produção, no incentivo e no compartilhamento informações sobre a Literatura produzida na região Nordeste com ênfase na autoria feminina.

As mulheres ocuparam um papel secundário ao longo da história. Sem formação, a atuação feminina esteve restrita ao ambiente doméstico. Esse silenciamento excluiu as mulheres das agremiações literárias e a Literatura Nordestina nasceu se consolidou sob a dominação masculina O cânone literário foi /é eminente protagonizado por homens brancos e de famílias abastadas. 

Além disso, quando estudamos Literatura Brasileira o que predomina são autores e obras do eixo Rio-São Paulo. Embora de grande importância a contribuição deles para repensar nosso passado de colonos, existiu/existe uma vida literária e cultural no Nordeste brasileiro intensa e instigante esperando para ser conhecida e debatida.

NORDESTINADOS A LER: BLOG LITERÁRIO se propõe a dar voz as mulheres excluídas do cânone literário. Uma das atividades propostas é discutir uma obra literária mensalmente. Por isso, no último sábado de cada mês, às 15:00h, via Google Meeting, estaremos reunidas para refletir sobre: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (29/05), Quarenta Dias, de Maria Valéria Rezende (26/06), Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai (24/07), Muito além do corpo, de Luzilá G. Ferreira, (28/08), A Casa, de Natércia Campos (25/09), Mulher no Espelho, de Helena Parente Cunha (30/10), Obras de Rachel de Queiroz (27/11) e Os venenos de Lucrécia (18/12).

Ler mais mulheres, ler mais mulheres do Nordeste é o modo que encontramos para valorizar e legitimar a Literatura produzida em uma região que foi/é palco de importantes acontecimentos históricos. É uma forma de colocar a mulher como protagonista de sua própria história.

O endereço do blog é nordestinadosaler.com.br. Segue a gente no Instagram @nor.estinados.

Sobre Luciana Bessa

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará e Coordenadora da Roda de Poesia do Coletivo Camaradas

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.