Black Friday: Veja os direitos do consumidor e dicas de comprar com segurança

Saiba dos seus direitos ao realizar compras na black friday e compre com segurança.




Coluna Júridica, Colunas

A Black Friday, grande promoção conhecida nos Estados Unidos, essa liquidação de preços promove grandes descontos em variados tipos de produtos. A Black Friday também ocorre no Brasil, e durante todo o mês de novembro os consumidores se preparam para realizar suas compras que na maioria das vezes, poupou dinheiro durante quase todo o ano para aproveitar a famosa Black Friday.
Entretanto, os consumidores precisam ter muito cuidado antes de realizarem suas compras, pois o que pode ser promoção pode terminar no conhecido popularmente “black fraude”.

A primeira coisa que o consumidor deve fazer, é realizar pesquisas de preços bem antes da Black Friday, pois infelizmente existem empresas que não realizam o desconto corretamente do produto, e o preço que estava durante os meses anteriores, são os mesmos no dia da Black Friday.

Ademais, o consumidor deve ter em mente que o Código de Defesa do Consumidor ele é limitado ao território nacional. Então para compras realizadas em sites do exterior, como AliExpress, Wish, entre outros, não serão regidas pelo CDC,ou seja, o cliente irá ficar sujeito às regras de políticas do site.

Deve-se atentar as lojas que não permitem a troca do produto que foi comprado durante a Black Friday, pois é legalmente permitido, mas desde que essa informação esteja clara para o consumidor.

Para o consumidor que irá realizar suas compras online é importante ele realizar o registro fotográfico, conhecido por print de tela, de todo o passo-passo da compra até a finalização. Guardar todos os e-mails, pagamento da compra, pois tudo isso servirá como fonte de prova caso ocorra algum problema na venda.

Para realizar a compra com segurança, o consumidor deve pesquisar sobre a reputação da empresa e como ela se comporta em relação a problemas ocasionados na relação de consumo, essa pesquisa pode se dá através do site Reclame Aqui, onde é possível visualizar elogios, problemas resolvidos, e a qualificação. Também pode se saber sobre a empresa a qual irá realizar a compra, através do sítio eletrônico do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, para consultar os relatórios de vendas dos anos anteriores, analisando se houve muitas reclamações ou não.

Evite comprar em lojas de baixa credibilidade e que possui muitas reclamações, pois a chance de você ter problemas com essa compra é muito alta. 

Sobre Raquel Costa Feitosa

Advogada, sócia do Costa&Miguel Advocacia, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário- Unileão, Conciliadora Judicial pelo Tribunal de Justiça do Ceará- TJ/CE, Pós Graduanda em Processo Civil e Direito Educacional, Cristã e defensora do Estado Democrático de Direito como garantidor das liberdades civis e os direitos fundamentais do indivíduo.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.