Consultoria em amamentação: Você sabe a importância deste apoio durante o período de lactação?

Consultora em Amamentação pode orientar sobre o manejo com o leite materno, instruindo sobre os utensílios utilizados para retirá-lo, acondicioná-lo e transportá-lo e como oferecê-lo ao bebê, sendo um apoio fundamental para a continuidade e prolongamento da amamentação.




Coluna de Saúde, Colunas

Apesar da indiscutível conexão entre mãe e bebê, o momento da amamentação pode ser diferente para cada família, tornando-se muitas vezes até desafiante! Sim, amamentar é um ato de amor e vínculo, além de ser uma das formas mais eficazes de garantir a saúde de recém-nascidos. No entanto, apesar da conexão que transcende esse momento, a amamentação é diferente para cada mãe e bebê e pode se tornar até mesmo desafiante. 

É em meio aos obstáculos encontrados na lactação que surge a Consultora de Amamentação, uma profissional especializada no processo de amamentação, a consultoria é uma assistência especializada à família, orientando diversas situações, como a posição na pega, problemas de fissuras nos mamilos, baixa produção de leite, mamas empedradas, ductos obstruídos, dentre outras dúvidas e necessidades que possam surgir.

Além disso, a Consultora em Amamentação pode orientar sobre o manejo com o leite materno, instruindo sobre os utensílios utilizados para retirá-lo, acondicioná-lo e transportá-lo e como oferecê-lo ao bebê, sendo um apoio fundamental para a continuidade e prolongamento da amamentação.

Trago 3 dicas para você gestante e lactente:

Dica 1: Esquecer o que dizem sobre a amamentação ser intuitiva. Não é. É só parar para pensar por quanto tempo fomos amamentadas ou se vimos as mulheres da nossa família amamentando e qual foi a duração desse momento. Sem falar em quando brincávamos de bonecas: elas eram amamentadas ou alimentadas com mamadeiras?

Dica 2: Justamente por conta do primeiro ponto, estudar e obter informações para a amamentação é tão importante quanto para o parto, especialmente se pensarmos que o aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva por 6 meses e prolongado até 2 anos – ou mais. Uma consultoria pré-natal ou um curso na gestação podem te ajudar a não passar ‘perrengue’ nos primeiros dias.

Dica 3: Evite os bicos artificiais. Por mais que alguns profissionais discordem, chupeta e mamadeira podem, sim, atrapalhar o estabelecimento da amamentação por causarem confusão de bicos e fluxo. Se quiser investir em um enxoval de amamentação, troque os bicos, conchas e pomadas por uma boa almofada de amamentação, coletor de silicone e uma colher dosadora, ou copinho, para a oferta de leite (se for necessário).

LEMBRE-SE: Procure ajuda profissional e busque por informações de qualidade para uma amamentação de sucesso!

Quer saber mais?
Siga: @enf.melinacosta  (88)98832-1481
Cuide-se, mulher