Afinal, o que é TPM?

Sejam cólicas ou mudanças de humor, muitas coisas podem acontecer com você quando esse período aparece.




Coluna de Saúde, Colunas

A Tensão Pré-Menstrual ou também conhecida Síndrome Pré-Menstrual (SPM), você provavelmente já ouviu falar nela alguma vez, a famosa e temida TPM. Para muitas mulheres, ela é um pesadelo, para outras nem tanto. Sejam cólicas ou mudanças de humor, muitas coisas podem acontecer com você quando esse período aparece. Ele é uma combinação de sintomas que algumas mulheres apresentam aproximadamente uma semana ou alguns dias antes de menstruar.

Desde o início do ciclo menstrual, que se inicia no primeiro dia de fluxo, os hormônios femininos estrogênio e progesterona têm alterações intensas nos seus níveis, chegando a picos e declínios entre o início e o fim do período. Quando a fase conhecida como TPM se aproxima, esses hormônios chegam ao nível mais baixo de produção, e toda essa “montanha russa hormonal” é a responsável pelas variações de humor e sintomas físicos na mulher como: edema (inhaço), senbililidade nas mamas, enchaquecas, dores nas pernas dentrre outros.

No período que antecede a menstruação, a produção de serotonina também é prejudicada. Esse neurotransmissor, conhecido também como “hormônio do bem-estar”, sofre influência direta das alterações dos hormônios sexuais e as consequências são visíveis: a mulher fica emotiva, ansiosa, impaciente e até mesmo depressiva.

Por se tratar de uma síndrome e não de uma doença, não existem tratamentos específicos, já que os sintomas variam muito de intensidade de mulher para mulher. Mas, temos algumas dicas para você mulher que sofre com a TPM: pratique exercícios físicos, diversas pesquisas comprovam que a prática de atividade física contribui para aliviar os sintomas da TPM; evite alimentos estimulantes: como o café, chá preto, chá mate e refrigerantes, pois prejudicam o sono e consequentemente acentuam a insônia, que é um dos sintomas de TPM; garanta nutrientes necessários ao cérebro alguns nutrientes ajudam o cérebro a produzir uma quantidade maior de serotonina e endorfina como a banana, frutas, feijão, vegetais dentre outros. LEMBREM-SE: toda mulher tem reações diferentes no corpo nesse período, então busque ajuda de especialistas antes de qualquer
decisão.

Cuide-se, mulher.